segunda-feira, 14 de julho de 2008

Introdução à Administração - O ADMINISTRADOR

PORTANTO, O QUE SE ESPERA DE UM ADMINISTRADOR?


1. O papel básico e o perfil do Administrador


-Obtenção de resultados por meio de pessoas;
-Prioridade para os resultados econômicos: transformar recursos em produtos/bens em serviços satisfazendo os membros do negócio e ao mesmo tempo os consumidores.
-Referências sobre o papel do administrador – ele coordena o trabalho de outros em vez de executar diretamente as atividades;
-Administração requer bom-senso, ou seja, deve ter alto grau de compreensão de si próprio e da sua equipe, já que todos têm um pouco de administrador. Todas as pessoas em algumas ocasiões supervisionam e coordenam atividades de outras.
Agem como administradores e obterão melhores resultados se usarem as técnicas de Administração;
-As vantagens de possuir conhecimentos gerais bem como língua estrangeira;
-O Perfil do Administrador:
a.Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;


a.
Formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural no qual está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
b. Formação técnica e científica para atuar na administração das organizações, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais;
c. Competência para empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações;
d. Capacidade de atuar em equipes multidisciplinares;
e. Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança
(Fonte: Ministério da Educação e Desporto, Comissão do Curso de Administração para o Exame Nacional de Cursos).

As Habilidades Necessárias para esse Perfil de acordo com Lacombe (2003)


1.
Comunicação e Expressão – estabelecer comunicação interpessoal, expressar-se corretamente nos documentos técnicos específicos e interpretar a realidade das organizações;
2. Raciocínio lógico, crítico e analítico – utilizar operando com valores e formulações matemáticas e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos. Ser capaz de interagir criativamente diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
3. Visão sistêmica e estratégica – compreender o todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como suas relações com o ambiente externo;

4. Criatividade e iniciativa – propor e implementar modelos de gestão, inovar e demonstrar um espírito empreendedor;
5. Negociação – resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais;
6. Tomada de decisão – ordenar atividades e programas, decidir entre alternativas e identificar e dimensionar riscos;
7. Liderança – selecionar estratégias adequadas de ação, visando a atender interesses interpessoais e institucionais;
8. Trabalho em equipe – selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol de objetivos comuns.
Obs: A seleção de novos administradores considera como qualidades importantes o domínio da informática e língua estrangeira.

As Habilidades Necessárias para esse Perfil de acordo com Chiavenato (1993)


Há pelo menos 3 tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa executar eficazmente o processo administrativo:

1. A Habilidade técnica – consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, por meio de sua instrução, experiência e educação;
2. A Habilidade Humana – consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz;
3. A Habilidade Conceitual – consiste na Habilidade para compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento de pessoas dentro da organização. Permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas a do grupo imediato.

À medida que se sobe dos níveis inferiores a níveis mais elevados da organização, diminui a necessidade de habilidades técnicas.


Níveis administrativos Habilidades necessárias
Alta direção CONCEITUAIS
Administração HUMANAS
de nível
Intermediário TÉCNICAS
Administração
de nível
de supervisão

De acordo com Chiavenato (1993)


A palavra Administração sofreu radical transformação no seu significado original;
A tarefa atual da Administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação.

Classificação das atividades quanto aos fins:


- Atividades fins – os que constituem o conjunto de esforços visando a realizar os fins a que se destina a organização ou seja a produtiva;
Empresa industrial: operação do equipamento e das ferramentas de fabricação de modo que sejam produzidos os produtos na quantidade planejada ecom a qualidade especificada;
Loja de Departamentos: venda dos produtos;
Ministério da Educação: atividades diretamente relacionada à educação como o ensino.
Petrobrás: exploração, produção, refino, transporte e distribuição dos produtos de petróleo. venda dos produtos;

Exemplos de órgãos responsável por atividades-meios

Ministério da Marinha: forças Navais; Corpo de fuzileiros; Comando do Controle Naval e Tráfego Marítimo.

Petrobrás: Departamentos com atividades de exploração, produção, refinação , transportes (Fronape) e distribuição (Petrobrás Distribuidora).

Atividades-meios – atividades que constituem o conjunto de esforços visando a apoiar ou facilitar a realização dos fins da organização ou seja, de apoio ou improdutiva.

Exemplos:
-Serviços Público Federal – têm o título de atividaes auxiliares, como as relacionadas a pessoal, orçamento, estatística, administração financeira, contabilidade e auditoria e serviços gerais;

Empresa de energia elétrica – atividades de pessoal, serviços jurídicos, patrimônio, finanças, contabilidade e relações públicas.

Exemplos de órgãos responsáveis por atividades-meios

Petrobrás – serviço de pessoal, material, jurídico e de relações públicas;

Ministério da Marinha – diretoria de pessoal e de material.

Relatividade desta Classificação

Ajuda a identificar o objetivo da organização, a razão de ser da organização;
nAs atividades-meios, ao serem chamadas de atividades de apoio ou improdutivas pode ser indevidamente considerada como pouco importantes. O que não é real;
Não há atividade mais importante numa organização do que a seleção de pessoal qualificado e o seu posicionamento no lugar certo e, na maioria dos casos isso é atividade-meio;
Portanto, é preciso deixar bem claro que nem sempre se pode considerar as atividades-fins como a mais importante.
O conceito de atividade-fim pode variar no tempo dentro da própria empresa.
Exemplo: ao colocar a pergunta: “Qual a tividade-fim da Volkswagem?”
-No inicio da década de 70 a resposta era “produzir veículos”;
-Hoje é “produzir e vender veículos”
Uma atividade que é considerada fim numa empresa, poderá ser meio na outra:
-exemplo: a atividade de contabilidade será meio em quase todas as empresas;
-No entanto, num escritório de prestação de serviços contábeis, seus serviços serão a atividade-fim. Os serviços jurídicos são quase sempre meio, mas será fim em um escritório de advocacia.

A HIERARQUIA EM UMA ORGANIZAÇÃO

Provém do direito de propriedade, ou seja, o direito que têm o dono de determinar quem toma as decisões a respeito do que lhes pertence;
Isso ocorre em qualquer organização que opere num país de regime capitalista.
Capitalismo – é um sistema econômico em que cada pessoa tem o direito à propriedade privada e, dentro das regras, usá-la da forma que lhe for conveniente;
Podendo investir, criar empresas com fins lucrativos, trabalhar em negócios, vender, comprar, sem ser impedida pelas autoridades públicas, desde que respeitadas as leis.

Formas de organizar a empresa:


1. Por meio de sociedades anônimas – empresa que tem o seu capital dividido em ações, e os donos das ações são donos da empresa na proporção das ações possuídas.
nCada ação é um documento que indica que seu possuidor é proprietário de uma fração da empresa.

A HIERARQUIA EM UMA ORGANIZAÇÃO


1.a – Sociedade anônima de capital aberto – os que têm seus títulos negociados na bolsa de valores;
A tomada de decisões se torna impossível pelo número elevado de acionistas e pela sua frequente mudança;
A legislação obriga a existência de um conselho de administração que atua como seus representante.

Sociedade anônima de capital fechado – os que não têm seus títulos negociados na bolsa de valores;
Não é obrigado ter conselho de administração, podendo a assembléia de acionistas acumular cargos.

Outra forma de organizar:

2. Por meio de Sociedade Limitada – forma jurídica e organizacional de uma empresa que a responsabilidade de alguns sócios seja limitada ao montante de dinheiro que forneceram a sociedade.
Geralmente pouco numerosos;
A decisão é delegada a pessoa de confiança dos sócios;

2. Por meio de Sociedade Limitada

Numa empresa de propriedade individual, o proprietário decide ou delega a prepostos ou procuradores o poder de decidir;
Ou seja, em qualquer caso, os proprietários ou seus representantes diretos exercem as atividades de direção superior da empresa.


Outra forma de organizar:

3. Por meio de Cooperativas – empresa formada e dirigida por uma associação de usuários ou fornecedores de um produto com o objetivo de desenvolver uma atividade econômica ou prestar serviços comuns, eliminando os intermediários.

Uma sociedade civil sem fins lucrativos
não tem proprietários, mas possui uma assembléia de sócios que decide, de acordo com o estatuto da instituição, em moldes semelhantes a uma assembléia geral de acionistas.
Até mesmo uma organização informal, terá um grupo de pessoas dominantes que exerce a liderança e toma as decisões superiores da organização.

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