PORTANTO, O QUE SE ESPERA DE UM ADMINISTRADOR?
1. O papel básico e o perfil do Administrador
-Prioridade para os resultados econômicos: transformar recursos em produtos/bens em serviços satisfazendo os membros do negócio e ao mesmo tempo os consumidores.
-Referências sobre o papel do administrador – ele coordena o trabalho de outros em vez de executar diretamente as atividades;
-Administração requer bom-senso, ou seja, deve ter alto grau de compreensão de si próprio e da sua equipe, já que todos têm um pouco de administrador. Todas as pessoas em algumas ocasiões supervisionam e coordenam atividades de outras.
Agem como administradores e obterão melhores resultados se usarem as técnicas de Administração;
-As vantagens de possuir conhecimentos gerais bem como língua estrangeira;
-O Perfil do Administrador:
a.Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
a. Formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural no qual está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
b. Formação técnica e científica para atuar na administração das organizações, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais;
c. Competência para empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações;
d. Capacidade de atuar em equipes multidisciplinares;
e. Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança
(Fonte: Ministério da Educação e Desporto, Comissão do Curso de Administração para o Exame Nacional de Cursos).
As Habilidades Necessárias para esse Perfil de acordo com Lacombe (2003)
1. Comunicação e Expressão – estabelecer comunicação interpessoal, expressar-se corretamente nos documentos técnicos específicos e interpretar a realidade das organizações;
2. Raciocínio lógico, crítico e analítico – utilizar operando com valores e formulações matemáticas e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos. Ser capaz de interagir criativamente diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
3. Visão sistêmica e estratégica – compreender o todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como suas relações com o ambiente externo;
4. Criatividade e iniciativa – propor e implementar modelos de gestão, inovar e demonstrar um espírito empreendedor;
5. Negociação – resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais;
6. Tomada de decisão – ordenar atividades e programas, decidir entre alternativas e identificar e dimensionar riscos;
7. Liderança – selecionar estratégias adequadas de ação, visando a atender interesses interpessoais e institucionais;
8. Trabalho em equipe – selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol de objetivos comuns.
Obs: A seleção de novos administradores considera como qualidades importantes o domínio da informática e língua estrangeira.
As Habilidades Necessárias para esse Perfil de acordo com Chiavenato (1993)
Há pelo menos 3 tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa executar eficazmente o processo administrativo:
1. A Habilidade técnica – consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, por meio de sua instrução, experiência e educação;
2. A Habilidade Humana – consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz;
3. A Habilidade Conceitual – consiste na Habilidade para compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento de pessoas dentro da organização. Permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas a do grupo imediato.
À medida que se sobe dos níveis inferiores a níveis mais elevados da organização, diminui a necessidade de habilidades técnicas.
Níveis administrativos Habilidades necessárias
Alta direção CONCEITUAIS
Administração HUMANAS
de nível
Intermediário TÉCNICAS
Administração
de nível
de supervisão
De acordo com Chiavenato (1993)
A palavra Administração sofreu radical transformação no seu significado original;
A tarefa atual da Administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação.
Classificação das atividades quanto aos fins:
- Atividades fins – os que constituem o conjunto de esforços visando a realizar os fins a que se destina a organização ou seja a produtiva;
Empresa industrial: operação do equipamento e das ferramentas de fabricação de modo que sejam produzidos os produtos na quantidade planejada ecom a qualidade especificada;
Loja de Departamentos: venda dos produtos;
Ministério da Educação: atividades diretamente relacionada à educação como o ensino.
Petrobrás: exploração, produção, refino, transporte e distribuição dos produtos de petróleo. venda dos produtos;
Exemplos de órgãos responsável por atividades-meios
Ministério da Marinha: forças Navais; Corpo de fuzileiros; Comando do Controle Naval e Tráfego Marítimo.
Petrobrás: Departamentos com atividades de exploração, produção, refinação , transportes (Fronape) e distribuição (Petrobrás Distribuidora).
Atividades-meios – atividades que constituem o conjunto de esforços visando a apoiar ou facilitar a realização dos fins da organização ou seja, de apoio ou improdutiva.
Exemplos:
-Serviços Público Federal – têm o título de atividaes auxiliares, como as relacionadas a pessoal, orçamento, estatística, administração financeira, contabilidade e auditoria e serviços gerais;
Empresa de energia elétrica – atividades de pessoal, serviços jurídicos, patrimônio, finanças, contabilidade e relações públicas.
Exemplos de órgãos responsáveis por atividades-meios
Petrobrás – serviço de pessoal, material, jurídico e de relações públicas;
Ministério da Marinha – diretoria de pessoal e de material.
Relatividade desta Classificação
Ajuda a identificar o objetivo da organização, a razão de ser da organização;
nAs atividades-meios, ao serem chamadas de atividades de apoio ou improdutivas pode ser indevidamente considerada como pouco importantes. O que não é real;
Não há atividade mais importante numa organização do que a seleção de pessoal qualificado e o seu posicionamento no lugar certo e, na maioria dos casos isso é atividade-meio;
Portanto, é preciso deixar bem claro que nem sempre se pode considerar as atividades-fins como a mais importante.
O conceito de atividade-fim pode variar no tempo dentro da própria empresa.
Exemplo: ao colocar a pergunta: “Qual a tividade-fim da Volkswagem?”
-No inicio da década de 70 a resposta era “produzir veículos”;
-Hoje é “produzir e vender veículos”
Uma atividade que é considerada fim numa empresa, poderá ser meio na outra:
-exemplo: a atividade de contabilidade será meio em quase todas as empresas;
-No entanto, num escritório de prestação de serviços contábeis, seus serviços serão a atividade-fim. Os serviços jurídicos são quase sempre meio, mas será fim em um escritório de advocacia.
A HIERARQUIA EM UMA ORGANIZAÇÃO
Provém do direito de propriedade, ou seja, o direito que têm o dono de determinar quem toma as decisões a respeito do que lhes pertence;
Isso ocorre em qualquer organização que opere num país de regime capitalista.
Capitalismo – é um sistema econômico em que cada pessoa tem o direito à propriedade privada e, dentro das regras, usá-la da forma que lhe for conveniente;
Podendo investir, criar empresas com fins lucrativos, trabalhar em negócios, vender, comprar, sem ser impedida pelas autoridades públicas, desde que respeitadas as leis.
Formas de organizar a empresa:
1. Por meio de sociedades anônimas – empresa que tem o seu capital dividido em ações, e os donos das ações são donos da empresa na proporção das ações possuídas.
nCada ação é um documento que indica que seu possuidor é proprietário de uma fração da empresa.
A HIERARQUIA EM UMA ORGANIZAÇÃO
1.a – Sociedade anônima de capital aberto – os que têm seus títulos negociados na bolsa de valores;
A tomada de decisões se torna impossível pelo número elevado de acionistas e pela sua frequente mudança;
A legislação obriga a existência de um conselho de administração que atua como seus representante.
Sociedade anônima de capital fechado – os que não têm seus títulos negociados na bolsa de valores;
Não é obrigado ter conselho de administração, podendo a assembléia de acionistas acumular cargos.
Outra forma de organizar:
2. Por meio de Sociedade Limitada – forma jurídica e organizacional de uma empresa que a responsabilidade de alguns sócios seja limitada ao montante de dinheiro que forneceram a sociedade.
Geralmente pouco numerosos;
A decisão é delegada a pessoa de confiança dos sócios;
2. Por meio de Sociedade Limitada
Numa empresa de propriedade individual, o proprietário decide ou delega a prepostos ou procuradores o poder de decidir;
Ou seja, em qualquer caso, os proprietários ou seus representantes diretos exercem as atividades de direção superior da empresa.
Outra forma de organizar:
Uma sociedade civil sem fins lucrativos não tem proprietários, mas possui uma assembléia de sócios que decide, de acordo com o estatuto da instituição, em moldes semelhantes a uma assembléia geral de acionistas.
Até mesmo uma organização informal, terá um grupo de pessoas dominantes que exerce a liderança e toma as decisões superiores da organização.
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