segunda-feira, 14 de julho de 2008

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

A necessidade das organizações terem alguém que conduza suas operações presentes e futuras fez surgir a figura do administrador, de inicio um prático hábil e hoje um profissional diplomado.

Objetivos

–Que os futuros profissionais desta área de atuação reconheçam e valorizem a administração em suas atividades, seja na sua própria empresa, como chefe ou não ou como funcionário.
–Desvendar o conhecimento sobre a ciência chamada Administração.

A organização fez surgir a profissão de administrador

Desde a antiguidade, passando pelo Império Romano, e depois pela Revolução Industrial, onde na metade do século XIX, propiciou a criação de grandes empresas particulares, como estradas de ferro, tecelagens, banco e siderúrgicas.
O “modo de produção capitalista” começou quando empreendedores iniciaram grandes negócios, acumulando capitais e passando a empregar indivíduos destinados a suprir suas deficiências de planejamento, operação e controle da produção, surgindo assim, o Administrador Profissional.

O que faz um Administrador?

Os administradores sempre existiram, porem com características diferentes ao longo da historia, mudando à proporção que as organizações se alteravam, até chegar ao profissional da atualidade.
Mesmo hoje suas funções não se tornaram claras, ficando ainda mais complicadas com a variedade de termos com significados imprecisos, como chefe, gerente e executivo.
Ademais, essas designações não correspondem diretamente ao inglês manager, administrador e executivo;
A Identificação exata de quem é e de quem não é administrador não é tarefa difícil, costumam ser rotulados com diversos títulos:
-Numa fábrica de chefe, supervisor;
-Num time de futebol, treinador ou técnico;Em outras organizações de líder de projeto ou de equipe.

CLASSIFICANDO OS ADMINISTRADORES

Alta
Administração
(diretores)
Média Administração
(gerentes médios)
Administração operacional ou de
primeira linha (supervisores)
Funcionários operacionais

A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, Conforme Eunice Lacava (1990)

Administrar é um processo integrativo da atividade organizacional que permeia nossa vida diária;
A necessidade de administrar surge no confronto entre as variáveis que compõem uma atividade formalmente estruturada, como recursos materiais e humanos, tecnologia, restrições ambientais entre outros.

A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO

Quanto maior o nível de complexidade de atividade definida pelo grupo formal, maior a necessidade de se aprofundar nos conhecimentos da ciência administrativa;
A administração não está confinada apenas às fábricas, lojas, escolas ou hospitais. Até mesmo um núcleo familiar requer administrar

Perguntas a serem respondidas

O que é Administração?
Qual o motivo de haver administração?
Como definir administradores?
Quais suas tarefas e responsabilidades?
De que forma o estudo da administração evoluiu até chegar ao estágio atual ?

O que é Administração?

De acordo com Eunice Lacava (1990)
A palavra Administrar tem vários significados. O próprio dicionário Aurélio aponta essa multivariedade de significado, como: gerir, ministrar, conferir.
Administrar é aquele em quem ele é visto como um processo integrativo fundamental, buscando a obtenção de resultados específicos.

Necessidade da Administração

Mudança no estilo de administrar do inicio do século XX para hoje (administração rígida, o próprio dono administrava, eram donos absolutos das decisões etc.);
Autoridade de cima para baixo;
Atividades principais (mandar fazer e controlá-las com rigor);

A administração é necessária quando a empresa chega a determinado tamanho e complexidade, onde o proprietário sozinho não consegue administrar.

Conforma Lacombe (2003), a Administração existe porque um padrão de vida satisfatório(requer) alto padrão de consumo(requer) alto nível de produção(requer) alta produtividade(requer) especialização(requer) divisão do trabalho(requer) troca de bens e serviços produzidos pelos especialistas(requer) vida em grupo (requer) liderança (requer) organização(requer) ADMINISTRAÇÃO .

HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA

As contribuições das Teorias para a Administração Contemporânea
TEORIAS ADMINISTRATIVAS
O Próprio conteúdo do estudo da Administração varia enormemente de acordo com a teoria ou escola considerada;
Normalmente, cada autor ou estudioso da Administração tende a abordar as variáveis e assuntos típicos da orientação teórica de sua escola ou teoria.

As contribuições dos Princípios de Henri Fayol para a Administração Contemporânea
Quem é Henri Fayol?

Nasceu em 1841 em Constantinopla e faleceu em Paris em 1925, vivendo as conseqüências da Revolução Industrial e mais tarde da I Guerra Mundial;

É o fundador da Teoria Clássica;

Formou-se em Engenharia de Minas aos 19 anos e entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera, desenvolvendo toda sua carreira.
Quem é Henri Fayol?

Aos 25 anos foi nomeado gerente das minas e aos 47 assumia a gerência geral da Companhia;

Sua administração foi bem sucedida;

Em 1918 transmitiu a empresa ao seu sucessor, dentro de uma situação de notável estabilidade;

A OBRA DE
FAYOL
Assim como os Estados Unidos a Taylor Society foi fundada para divulgação e desenvolvimento da obra de Taylor, na França o ensino e o desenvolvimento da obra de Fayol deram motivo à fundação de Centro de Estudos Administrativos.

De acordo com Eunice Lacava(1990)

Fayol estava preocupado principalmente com a função administrativa da direção, pois sentia que a habilidade administrativa era a mais importante que se requeria da direção da companhia;

Essa observações permitiram que ele escrevesse um trabalho amplo, publicado em 1908 “Os Princípios da Administração”

Nessa obra mostra as possibilidades de se formar administradores e criar o ensino formal da administração;

Procurou de forma mais clara, os cinco elementos primários no processo administrativo:

Planejamento;

Organização;

Direção;

Coordenação eControle

O que se pode concluir das funções administrativa e das essenciais?

Que em todos tipos de empresas, a capacidade essencial das pessoas que estão nos níveis inferiores é a capacidade profissional característica da empresa;

E a capacidade essencial dos grandes chefes é a capacidade administrativa.

PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL

Fayol adota a denominação princípio, afastando a idéia de rigidez;

Tudo em administração é questão de medida, de ponderação e de matéria administrativa; tudo é questão de bom senso;

Tais princípios são maleáveis e adaptam-se a qualquer circunstância, tempo e lugar;

1. Divisão do trabalho;

2. Autoridade;

3. Disciplina;

4. Unidade de comando;

5. Unidade de direção;

6. Subordinação dos interesses individuais ao gerais;

7. Remuneração do pessoal;

8. Centralização;

9. Cadeia escalar;

10.Ordem;

11.Equidade;

12.Estabilidade e duração (num cargo) do pessoal;

13.Iniciativa;

14.Espírito de equipe.

Desta forma, podemos concluir que:

A Teoria Clássica caracterizou-se principalmente pelo seu enfoque prescritivo e normativo:

Quais os elementos da administração (funções do administrador e,

Quais os princípios gerais que o administrador deve seguir na sua atividade.

E que o principal filão da Teoria Clássica é que esse enfoque prescritivo e normativo indica como o administrador deve proceder no seu trabalho.


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